20/11/2021

A viúva do ex-prefeito de Apucarana José Domingos Scarpelini, Maria Inês Maresse Scarpelini, protocolou na sexta-feira (19), na Câmara de Vereadores, representação contra o vereador Toninho Garcia (PSL) depois que o mesmo citou o nome de Scarpelini em sessões plenárias do Legislativo Municipal realizadas em 8/11 e 17/11.

Conforme o protocolo de representação encaminhado ao presidente da Câmara, Poim, Toninho Garcia “mencionou inverdades a respeito do mandato do ex-prefeito José Domingos Scarpelini”, dizendo que o então chefe do Executivo “perseguia os pobres” e que Scarpelini seria “picareta”. Segundo Maria Inês Maresse Scarpelini, tais afirmações atingiram a família “civil e moralmente, além de afetar sua memória e tocar emocionalmente seus familiares” .

Maria Inês acrescenta que “ao profanar sobre o falecido José Domingos Scarpelini, o vereador se exime das funções a ele diretamente ligadas, desvia o foco da sua representação pública e se isenta do cenário político e social local, deixando assim de elaborar leis e fiscalizar atos da Prefeitura de Apucarana”. A representação de Maria Inês Maresse Scarpelini pede instauração de processo disciplinar em desfavor do vereador Toninho Garcia por difamação e falta de decoro parlamentar.

Falecimento
Após seis anos de luta contra um câncer, o ex-prefeito de Apucarana e ex-deputado estadual José Domingos Scarpelini faleceu no início da madrugada de 5 de março de 2018, em Curitiba, Na época ele era primeiro suplente de deputado federal, foi ex-deputado estadual, ex-prefeito de Apucarana (gestão 1989/1992), secretário especial do governo do Paraná no governo Roberto Requião e superintendente do Ibama.

“Zé Scarpelini”, como era conhecido, tinha 67 anos e lutava há seis contra um câncer. Casado com Maria Inês Maresse Scarpelini, ele deixou três filhos: Thales, Thais, Thiago e os netos Thales e Eduardo, nora e genro.

Homenagem
O vereador Lucas Ortiz Leugi fez um discurso emocionado na Tribuna da Câmara Municipal durante a Sessão Ordinária de 08 de março de 2018, como forma de homenagear o ex-prefeito de Apucarana e ex-deputado estadual José Domingos Scarpelini .

“O Zé Scarpelini, como era popularmente conhecido, agradou gerações, matou a fome de muita gente, deu teto para quem não tinha onde morar, defendeu Apucarana com suas próprias mãos. Político enérgico pela causa justa, da política olho no olho, da sinceridade no falar, do caráter nas decisões, do 08 ou 80. Sou dessa escola. Sempre tive o Zé como um exemplo de político. Ele fez e fez muito, principalmente para quem mais precisava do Poder Público: fez pelos mais carentes, fez pelos bairros, fez pelo esporte, fez pela cidade toda, fez uma Apucarana Bela e Justa.”, disse na época o vereador Lucas Leugi.

1 COMENTÁRIO

Deixe seu comentário